Não é novidade que a loja de conveniência pode ser uma grande aliada para aumentar a receita do posto de combustível. Mas, convenhamos, não é fácil encontrar formas práticas e eficazes de alavancar o faturamento.
O segredo pode estar em como você está olhando para essa área do seu negócio. Pensando nisso, vamos compartilhar algumas dicas e 10 ideias para aumentar as vendas na loja de conveniência.
Desafios na gestão da loja de conveniência
Gerenciar uma loja de conveniência pode parecer simples à primeira vista, mas quem está no dia a dia sabe que os desafios são muitos. Desde garantir que os produtos certos estejam sempre à disposição dos clientes até manter as finanças equilibradas, cada detalhe faz a diferença:
- Controle de estoque
Manter o estoque sempre no ponto certo é uma missão constante. Se faltar algum produto essencial, a loja perde vendas e clientes. Por outro lado, se houver mercadoria parada, seu capital fica preso e o risco de desperdício aumenta.
- Precificação
A definição de preços é uma arte. Quando são muito altos, afastam os clientes, e quando são baixos demais, reduzem a margem de lucro. O segredo está em encontrar o equilíbrio, observando a concorrência e ajustando os valores de acordo com a demanda.
- Negociação com fornecedores
Ter bons fornecedores garante preços mais competitivos, prazos melhores e até promoções exclusivas. Mas, para isso, é preciso negociar. Comprar grandes quantidades pode gerar descontos, mas sem um bom controle de estoque, isso pode custar caro.
- Atendimento ao cliente
A loja de conveniência não se chama assim por acaso, o cliente busca praticidade e agilidade. Sendo assim, treine sua equipe para ser atenciosa, organize o espaço para facilitar o fluxo e invista em um caixa eficiente para evitar filas.
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Como aumentar o faturamento da loja de conveniência sem aumentar os custos
Para manter a loja de conveniência funcionando, você precisa comprar os produtos, manter a cozinha e a padaria funcionando, pagar os colaboradores e as contas de água e energia. Todas essas atividades e serviços têm custos que influenciam diretamente na lucratividade.
No entanto, aumentar o faturamento não precisa ser uma missão impossível, ou melhor ainda, elevar os custos operacionais. Com algumas estratégias certeiras, você pode otimizar os resultados e tornar seu negócio mais lucrativo. Vamos direto ao ponto:
- Conheça seu cliente como a palma da mão
Você sabe quem frequenta sua loja e o que essas pessoas buscam? Muitos negócios perdem oportunidades simplesmente porque não entendem seu público. Tendo isso em mente, fique de olho nos consumidores e observe os seus hábitos de compra.
- Gestão de estoque inteligente
O estoque pode ser um grande vilão ou um grande aliado. Organize o seu e implemente um sistema de controle eficiente para acompanhar de perto a entrada e saída de mercadorias.
- Seja a primeira opção do seu cliente
Se você entende bem seu público, já sabe como estruturar sua conveniência para atender às suas necessidades, incluindo layout bem planejado, mix de produtos bem escolhido, promoções inteligentes e programas de fidelidade.
- Estabeleça metas claras e acompanhe os resultados
O que não é medido, não pode ser melhorado. Portanto, definir objetivos concretos ajuda a medir seu progresso e corrigir rotas. Estabeleça metas como: aumento do ticket médio, crescimento no número de clientes recorrentes e maior conversão de promoções.
Falando em aumentar o faturamento da loja de conveniência, se você ainda opera sem tecnologia, é hora de mudar isso. Uma das melhores funcionalidades do sistema xpert é o controle de estoque, para que você não precise mais se preocupar com o abastecimento de mercadorias.
Ele fica de olho na entrada de produtos, mantém os dados sempre atualizados e identifica as quantidades baixas de acordo com o estoque mínimo que você cadastrou. Assim, você não descobre que um item acabou quando é tarde demais e o cliente saiu da loja de conveniência sem ele.
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10 ideias para aumentar as vendas na loja de conveniência
Não adianta, sem adotar estratégias inteligentes, a loja de conveniência perde o seu potencial de vendas. Aqui estão 10 ações práticas para impulsionar os resultados e atrair mais clientes com a sua.
1. Realize promoções estratégicas
Todo mundo gosta de uma boa promoção, e quando as ofertas dão certo, são uma excelente forma de atrair clientes e aumentar o ticket médio. Mas atenção: elas precisam ser planejadas para gerar lucro e agradar o consumidor ao mesmo tempo. Aproveite datas comemorativas para oferecer descontos progressivos ou brindes.
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2. Aposte nos combos para loja de conveniência
Incentive os clientes a levarem mais produtos com soluções criativas. Por exemplo, ao comprar um café, ofereça um desconto em um pão de queijo. Outra ideia é destacar kits promocionais, como um combo de energético + snacks para motoristas que vão pegar a estrada.
3. Organize as mercadorias em lugares estratégicos
O cliente tem pouco tempo para tomar decisões dentro da loja, então facilite ao máximo a sua experiência de compra. Repense a organização da vitrine, abasteça as geladeiras, exiba os produtos mais lucrativos na altura dos olhos e posicione itens de compra que todo mundo gosta perto do caixa, como chocolates e chicletes.
4. Invista em sinalização chamando a atenção
Destacar ofertas e lançamentos com placas atrativas é outra boa solução. Se um produto está com preço especial, sinalize isso claramente para que os clientes percebam a oportunidade sem precisar fazer muitas perguntas.
5. Varie o mix de produtos
Lembra que mencionamos sobre a importância de conhecer o perfil dos clientes que frequentam o posto? Isso é essencial para adaptar o mix de produtos e atender às necessidades deles. Se há muitos viajantes, garanta lanches rápidos e bebidas energéticas. Se o público for mais local, vale incluir itens de necessidade diária, como pão e leite.
6. Explore o delivery para loja de conveniência
Muitos clientes gostariam de comprar sem sair de casa. Nesse sentido, ofereça a opção de pedidos por WhatsApp ou aplicativos de entrega e incentive a retirada rápida no posto. E use sempre as redes sociais para divulgar novidades e promoções.
No caso dos clientes que não querem sair do carro, a melhor solução é investir no xpert smart pay, já que eles podem comprar e pagar pelos produtos da loja de conveniência diretamente na pista de abastecimento, de forma rápida, eficiente e com uma comodidade extra.
7. Ofereça um programa de fidelidade
Os cartões de fidelidade ou aplicativos com cashback incentivam as compras recorrentes. Um bom exemplo é: “a cada cinco cafés, o sexto é grátis”. Esses pequenos benefícios podem fazer uma grande diferença na retenção de clientes.
8. Melhore a experiência de compra
Gestores que pensam nos detalhes são aqueles que fazem a diferença. Uma loja bem organizada, bem iluminada e com música ambiente agradável torna a experiência de compra mais prazerosa. Isso além de outras facilidades como pagamento via PIX e aproximação.
9. Use as redes sociais a favor da loja de conveniência
Estar presente online não só traz novos clientes, mas também fortalece os laços com seu público, criando uma comunidade ao redor da sua marca. Invista em anúncios criativos que mostrem o que sua loja tem de especial e em interações genuínas com o público, respondendo os comentários e mensagens.
10. Tenha apenas produtos de qualidade
Esse é um cuidado básico, mas não custa nada reforçar. É importante que seus clientes batam o olho e reconheçam as marcas que são referência, além de agradar o seu público você aumenta as chances de fazer uma compra maior do que eles já imaginavam.
Como usar a tecnologia para aumentar as vendas na loja de conveniência
A integração eficaz da gestão do posto de combustível e da loja de conveniência é um dos diferenciais competitivos mais importantes. Já falamos um pouco sobre o sistema xpert e como ele cumpre bem essa missão.
Mas além do gerenciamento de estoque que você já conheceu, ele melhora significativamente a eficiência, simplifica a contabilidade e fornece insights valiosos sobre o desempenho geral do negócio.
Outra solução para aumentar as vendas é o xpert smart checkout, um módulo extra que é ideal para qualquer fluxo, até mesmo em situações de alto movimento. Ele é uma solução de autoatendimento, 100% integrado ao nosso sistema e que dispensa a necessidade de operadores de caixa, diminuindo o número de filas.
Todas as ferramentas da xpert garantem benefícios reais para o seu posto de combustível porque foram desenvolvidas especialmente para o segmento. Para conhecer mais sobre elas, fale com um de nossos especialistas.