Tem um espaço, mas falta ideia de empresas para montar junto ao seu posto de combustível?
Hoje esse é o nosso assunto.
Apenas 18% dos postos de combustíveis no Brasil apostam em empresas que funcionem integradas ao seu posto.
Em outros mercados, os números são bem diferentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, este número chega a 80% e na Austrália a 95%.
Por ser um local de tráfego intenso, oferecer diversos tipos de serviços pode ser uma ótima ideia para aumentar seu ticket médio e fortalecer o relacionamento com o cliente.
Oferecer mais que o básico pode ser uma estratégia inteligente para valorizar o tempo do seu cliente entregando algo que ele precisa além do combustível.
Está sem ideia do que montar junto ao seu posto?
Temos algumas dicas:
Lojas de Conveniência.
As lojas de conveniência já são comuns em vários postos do Brasil. Mas você pode ir além.
Uma estrutura um pouco mais completa, com lanches, sucos, salgados e doces sempre fresquinhos podem melhorar e muito a experiência do seu cliente.
Além de ter o posto de combustível aberto para abastecer o veículo, ele pode parar para tomar um café fresquinho com cupcakes, ou beber um suco com um sanduíche natural.
Aposte também em itens que seu público possa levar para o carro, como aromatizantes, água, refrigerantes, petiscos.
Assim, a viagem ou o passeio fica mais simples e rápida sem precisar passar em um supermercado.
Sua loja de conveniência pode ser sua maior aliada.
Presentes
Você nunca imagina quantos turistas passaram pela cidade e em meio à correria, pode ser que alguém tivesse que comprar uma pequena lembrança!
Diversos postos de gasolina têm diversificado com lojas de presentes. Itens simples, de uso pessoal, decoração, para a casa ou trabalho podem ser muito procurados.
Além disso, itens criativos chamam a atenção e podem ser comprados enquanto o cliente espera o carro ser abastecido ou outro atendimento.
Redes associadas
Lojas e empresas podem fazer parcerias nesses ambientes.
Veja sua localização e analise de há algum tipo de serviço que falta em seu bairro ou região.
Em uma região distante dos grandes centros, por exemplo, ter um supermercado pode ser uma ajuda e tanto para clientes.
Assim, ninguém precisa ir muito longe para encontrar o que procura.
Outros empreendimentos que podem formar parcerias de grandes sucesso são com oficinas, sapatarias, lava-car ou lavanderias.
Fique atento ao que falta em sua região e forme estes laços.
Agências Bancárias.
Ter bancos ou caixas eletrônicos junto ao seu posto também é uma ótima forma de melhorar o dia a dia do seu cliente.
Os caixas eletrônicos ajudam o cliente que pode realizar saques e outras funções básicas enquanto seu carro é abastecido.
Além disso, eles são práticos e não ocupam muito espaço. Porém, priorize segurança caso escolha ter esse serviço anexado em seu posto.
Outras estratégias de fidelização:
Software de pagamento online
E falando em tecnologia, não podemos esquecer de sistemas que permitem que o cliente pague a partir de aplicativos.
Algo que o próprio posto pode desenvolver ou comprar.
Quanto mais facilidade e agilidade no atendimento, melhor!
Esse é um caso a se pensar, devido ao crescimento tecnológico ao qual estamos vivendo!
Sistema de pontos
Quantos clientes fieis você teria se o seu cliente recebesse um sistema de pontos para se beneficiar do seu posto?
Começar a pensar em estratégias envolventes é de grande importância, para se destacar no mercado de combustível!
Oferecer além do básico e ter junto ao seu posto empresas com o mais diversos serviços dão ao seu cliente comodidade e confiança no seu ambiente.