A gestão é um dos elementos centrais em um posto de combustível.
Sem profissionais capacitados para analisar a situação do negócio e traçar estratégias poderosas, o número de vendas permanece estático.
Mas como ter uma gestão de qualidade e alcançar resultados cada vez mais positivos?
A resposta está nos sistemas de gestão automatizados, que simplificam os processos e oferecem aos gestores uma série de ferramentas.
Não ter um sistema de gestão é algo completamente prejudicial para a gestão.
Entre as principais consequências da ausência de um sistema integrado estão o déficit no planejamento, a falta de suporte e carência de acompanhamento e decisões assertivas.
Isso porque o sistema de gestão facilita a vida do gestor, otimizando todos os processos internos.
Vejamos cada uma das consequências de não ter um sistema de gestão. Entenda por que não ter um sistema de gestão pode acabar prejudicando a gestão.
Planejamento prejudicado
Planejar é o primeiro passo para atingir resultados. As metas estabelecidas pelo empreendedor, gestor e colaboradores só podem ser cumpridas a partir de um planejamento, que inclua estratégias e um passo a passo a ser seguido. O planejamento funciona como uma orientação.
O planejamento, no entanto, parte do pressuposto de que o gestor conhece bem o seu negócio, entende como ele funciona, está por dentro dos números e muito mais. Como ter todas essas informações, para poder planejar e fazer projeções?
É aqui que entra o sistema de gestão para postos de combustível.
Com um bom sistema de gestão, as informação são atualizadas em tempo real e você, na gerencia, consegue ter uma noção do seu posto como um t
A sua falta acaba impedindo o gestor de fazer um bom planejamento.
Falta de ajuda (suporte)
Esse tipo de sistema não substitui a função do gestor.
Muito pelo contrário, ele o ajuda em suas atividades diárias, fornecendo uma gama variada de números e dados constantemente. Para os gestores, os sistemas de gestão funcionam como verdadeiro suporte.
Estabelecimentos que não contam com um sistema de gestão podem ter sistemas de gerenciamento manuais que deixam seus funcionários e gestores completamente desorientados.
As respostas oferecidas pelo sistema são rápidas, muitas delas em tempo real.
Ainda assim, você sempre terá um time completo de pessoas para lhe apoiar. A XPert, por exemplo, conta com suporte especializado em todo o Brasil. Pessoas preparadas para ajudar você e o seu posto de combustível.
Carência de acompanhamento e decisões mais assertivas
Como medir o grau de satisfação dos clientes? Como estabelecer medidas para mensurar e comparar aspectos como falhas operacionais, gastos, prazos de entrega e outros?
Acompanhar o desenvolvimento do negócio, em vários aspectos, é um dos segredos para conseguir crescer no mercado.
O primeiro passo a ser tomado por um gestor é definir os indicadores que devem ser analisados, com base na realidade do negócio.
Depois, é hora de colher as informações e fazer comparações. Tudo isso pode ser feito de forma automatizada, com a ajuda de um sistema de gestão.
Além de contribuir para o acompanhamento das métricas e indicadores, o sistema de gestão permite que gestores e demais colaboradores tomem decisões mais assertivas.
Isso é de extrema importância, uma vez que o desencontro de ideias dentro da empresa pode resultar em prejuízo para o estabelecimento. Manter as ideias alinhadas é fundamental.
Gestores que contam com o suporte de um sistema de gestão conseguem pensar muito mais rápido, inclusive em situações complexas. Isso porque o sistema simplifica os processos, fornecendo dados corretos e na hora certa.
Não ter um sistema de gestão é prejudicial para a gestão. Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante que os gestores se atentem às novas tecnologias. Elas estão aí, foram pensadas e criadas para conceder vantagem competitiva.