Fidelizar clientes ao seu posto de combustível é tão importante quanto ver eles chegarem.
Cliente fiel, que conhece seu atendimento, seus produtos e tudo o que oferece, tem chances de ser aquela pessoa que sempre volta!
Mas é difícil, ter clientes fiéis?
Não precisa ser! Com pequenas dicas, você pode mudar alguns detalhes em seu posto que irão fazer com que aquele cliente sinta-se especial, desejando sempre voltar.
Separamos 10 dicas que você pode aproveitar!
Cadastro de clientes:
Organize a casa! Ter um cadastro com os principais dados do cliente pode ser uma ótima forma de começar a personalizar o seu atendimento.
Tem lavagem junto ao seu posto? Que tal saber, através da sua gestão, quando foi a última vez que aquele cliente usou os serviços? Está na hora de ele voltar?
Tendo um cadastro simples você já pode ter mais possibilidades de abordagem.
Atendimento Personalizado:
Atender bem e de forma personalizada pode gerar fidelidade aos seu negócios.
Toda e qualquer pessoa se sente mais a vontade quando é bem tratado nos ambientes em que frequenta, portanto simpatia, empatia, gentileza, pro atividade devem ser características pessoais da sua equipe.
Surpreender:
Questionar se sobra água e óleo não é mais um diferencial. Procure surpreender seu cliente oferecendo algo que ele não espera.
Imagine que se naqueles dias bem frios, nos quais o motorista mal quer abrir o vidro para falar com o atendente, sua copeira chega e oferece a ele um chá, um café ou um chocolate quente?
Ou então, oferecer um ambiente confortável e charmoso para o cliente esperar algum serviço ou produto?
Ter no banheiro um kit que homens e mulheres possam usar, com fio dental, escova de cabelo, curativos, também pode ser algo bacana, apesar de precisar de uma atenção e manutenção um pouco maior.
Esses são diferenciais pouco usados em postos de combustíveis, mas que pode ajudar a conquistar muitos clientes.
Mesmo que eles não aceitem ou usem seus diferenciais, se sentirão importantes ao ver a sua preocupação com o bem estar dele
Dê atenção para quem está no carro:
Observe seu cliente e como você pode tornar a experiência dele melhor.
Há crianças no carro, é uma família passando em viagem? Como você pode oferecer mais, de uma forma simples?
Quem sabe, entregar um doce ou ter um brinquedo, um balão, para as crianças, pode ser um mimo que vai agradar tanto filhos, quanto os pais.
Facilidade de Acesso:
Sinalize bem os locais de entrada e saída, se possível deixe um funcionário treinado para orientar a entrada e saída dos veículos.
Mantenha o acesso as bombas sempre livre e procure indicar sempre a melhor opção para o abastecimento.
Aqui no blog, já comentamos sobre sinalizações em postos.
Seja Ágil:
Em geral os motoristas param para abastecer porque estão indo ou voltando de algum lugar, raras são as exceções.
Por isso, evite deixá-lo esperando por muito tempo na bomba. Sabemos que não tem como tornar o processo de abastecer mais rápido, mas um atendimento ágil, um pagamento facilitado e um espaço funcional para entradas e saídas de carros ajuda — e muito — a agilizar todo o pedido.
Valorize seu negócio:
Mesmo que você não faça parte das grandes redes de postos de combustíveis, não quer dizer que não possa oferecer produtos e serviços de qualidade.
Valorizar o seu posto passa a ideia de que, embora não pertença a grandes redes, seus clientes podem confiar em você.
Mantenha sempre a qualidade dos serviços prestados e dos produtos comercializados, da pista à loja de conveniência. Ser um posto menor de forma alguma te faz melhor ou pior.
Cuidado na escolha e comercialização de todos os produtos é fundamental, e seu cliente enxergará esse empenho.
Flexibilidade de pagamentos:
Procure aceitar diversas formas de pagamento, e bandeiras de cartões.
Não cobre valores excedentes para quem paga através deste meio, mantenha as máquinas de cartão atualizadas e evite pedir para o motorista sair do carro para passar o cartão.
As máquinas sem fio estão aí para suprir essa necessidade.
Variedade de serviços:
Seu posto de combustível pode ir além de um local para abastecimento de veículos.
Você pode fidelizar seus cliente com diverso tipos de serviços voltados para carros.
Se você está em um local com espaço que permite a inclusão de serviços diversos, explore também este lado.
Exemplos: ter um borracheiro, uma boa loja de conveniência, banco 24h, um comércio de produtos para veículos, como óleo, fluído, aditivo entre outros.
Muitos clientes acabam aproveitando estes serviços.
Qualifique sua equipe:
Essa dica é muito importante.
Ter uma equipe bem qualificada e alinhada com sua proposta de fidelização fará toda a diferença em seus resultados.
O cliente tem que ter em mente, que ele será bem atendido em qualquer horário e por qualquer funcionário.
Se você puder investir um pouco mais procure ter alguém que tenha noções básicas de mecânica.
Muitas vezes o cliente está com o veículo apresentando algum problema e pode te pedir uma opinião, é bom estar preparado para responder e ajudá-lo.
Ainda que isso não faça parte dos serviços, esta atitude pode fazer o cliente a voltar.
Pois bem agora que você já tem algumas dicas de como fidelizar seus clientes vamos ver outra maneira de fidelização que funciona muito bem.
Estas dicas contribuem e muito para manter a fidelidade dos clientes, mas é preciso investir de forma contínua.
Siga firma, realizando transformações e fidelizando cada vez mais clientes!