O conceito de gestão de metas vem fazendo a diferença para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas.
Mas ainda assim muitos empreendedores não sabem do que se trata.
É preciso tempo e dedicação para compreender tudo que é necessário para avançar com uma empresa, e o conhecimento obtido nunca é o bastante.
Sempre se terá que buscar mais.
Tendo isso em mente, a seguir nós vamos explicar o que é o conceito de gestão de metas e mostrar como ele pode ser benéfico para qualquer tipo de empreendimento, inclusive o seu posto de combustível.
Vem conferir!
O que é gestão de metas?
A gestão de metas é um conceito que traz muitos benefícios para todos os tipos de negócio, especialmente para as pequenas empresas e para os empreendimentos de médio porte.
Funciona bem com grandes e pequenas equipes, e é um método que pode ser facilmente aplicado em seu posto.
Gestão de metas é basicamente o ato de você administrar uma série de recursos afim de que tarefas sejam concluídas da melhor forma possível, permitindo que mais objetivos sejam conquistados ao longo do caminho.
Algumas variáveis são vistas como verdadeiros pilares desse tipo de conceito, e no caso específico existem três que são muito relevantes e que combinadas só somam a uma organização:
- O tempo;
- Os recursos financeiros;
- Os recursos humanos;
Por que aplicar esta técnica em seu posto?
Talvez o que você esteja se perguntando nesse momento é o que você ganha adotando esse conceito na sua empresa, ou seja, o que gerir metas a partir desses três pilares vai trazer de positivo para o seu negócio.
Bem, a verdade é que você só tem a ganhar quando resolve abraçar essa ideia, e a seguir nós vamos elencar alguns motivos para você considerar esse modus operandi no seu empreendimento:
Há mais tempo hábil – Quando uma empresa decide abraçar a gestão de metas está escolhendo trabalhar a partir da obtenção de resultados específicos.
Isso evita que se perca tempo com o que não é necessário e se foque no primordial;
Há mais qualidade nos resultados – Os resultados acabam se tornando a principal prioridade do negócio, e com isso eles são muito melhores, além de serem alcançados com mais rapidez;
Há decisões tomadas mais rapidamente – Na gestão por resultados (sinônimo do conceito aqui apresentado) as decisões são mais rapidamente tomadas, porque já são conhecidas as metas que são pretendidas e o que é necessário para chegar até elas, o que faz com que qualquer escolha seja mais simples;
Há mais comunicação entre várias áreas do negócio – Para que esse tipo de gestão funcione as várias áreas do negócio precisam estar interligadas, o que gera mais união e cooperação entre os colaboradores;
Há mais dedicação por parte dos profissionais – Esse tipo de gestão exige que os profissionais sejam mais dedicados, porque estão concentrados em tarefas específicas, que serão cumpridas em prazos menores. Isso torna-os mais eficientes;
Como medir os resultados de uma boa gestão de metas?
Para medirmos os resultados alcançados com a gestão de metas é fundamental que usemos alguns parâmetros.
Não dá para fazer nenhuma análise se não determinamos previamente os padrões que queremos alcançar, certo? Sendo assim, vamos sugerir alguns para você:
Quantos clientes novos foram conquistados em determinado período;
Quantas vendas foram efetuadas em um período específico de tempo;
Quanto se ganhou com cada um dos clientes que conquistou;
Evidentemente as metas vão variar de acordo com a área em que a empresa atua e com as suas prioridades no momento.
Em alguns casos o que se quer é ter mais clientes, em outro é produzir mais e em certos períodos é vender. Isso vai variar, e a boa notícia é que as suas metas podem se ajustar a esses propósitos!
Como você pode ver a gestão de metas só tem coisas boas a oferecer ao seu negócio, propiciando um crescimento real e trazendo novos horizontes para aqueles negócios que não vão bem.
Vale a pena considerar essa opção!