Se no passado as empresas podiam atuar livremente, sem grandes cuidados com o desenvolvimento sustentável, hoje a história é diferente.
Além do controle exercido por instituições públicas em postos de combustíveis, como órgãos de fiscalização, os próprios clientes estão cada vez mais de olho.
A sustentabilidade surge não como obrigação, mas sim como responsabilidade dos gestores que se preocupam com o futuro do empreendimento.
Não se pode mais pensar a atuação empresarial como sendo irrestrita.
Se você gerencia um posto de gasolina, está na hora de tomar uma postura diferente, implementando estratégias de sustentabilidade.
Sustentabilidade em postos de combustíveis: como começar?
Para que você seja capaz de aplicar a sustentabilidade em seu posto de gasolina, o primeiro passo é compreender este conceito.
Ser sustentável significa pensar não apenas nas gerações presentes, mas também nas gerações futuras e na existência do próprio planeta.
Trata-se da utilização racional dos recursos naturais, levando-se em conta que eles são finitos.
Leve em consideração que começar a desenvolver processos mais sustentáveis depende do engajamento de todos os envolvidos, incluindo gestores, frentistas e administrativo.
Fazer o treinamento do pessoal, ensinando boas práticas para evitar o desperdício e otimizar o rendimento é uma boa maneira de desenvolver a sustentabilidade.
A legislação pertinente aplicável aos postos de combustíveis engloba uma série de medidas de sustentabilidade que devem ser tomadas.
Isso inclui o manuseio correto de produtos inflamáveis, a verificação dos equipamentos e muito mais.
Para garantir que todos esses cuidados sejam constantemente tomados, efetue a fiscalização. Se identificar alguma falha, tome medidas para reverter o quadro.
Como os postos afetam o meio ambiente?
Os produtos comercializados em um posto de gasolina são inflamáveis e tóxicos, podendo gerar riscos não apenas para as pessoas, como também para o meio ambiente.
Além das explosões, a química presente nesses materiais pode matar seres vivos e degradar a natureza.
E não para por aí. O uso desregulado de recursos naturais, como a água, implica em desperdício, prejudicando todo um sistema.
Quanto mais empresas deixam de observar o uso racional de recursos, maiores são os riscos para a população em geral, que tende a sofrer com períodos de escassez.
Quem gerencia postos de gasolina deve atentar para o uso mínimo possível de água nos processos.
Outro problema gerado pelos postos de combustíveis, que pode ser facilmente sanado através da implementação de boas práticas de sustentabilidade, é o excesso de ruído.
O barulho em níveis elevados e com frequência é considerado nocivo à população, de acordo com a própria Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para os funcionários, nem se fala. O barulho pode gerar graves complicações de saúde.
Comece agora mesmo a implantar medidas sustentáveis no seu posto de gasolina.
Saia na frente da concorrência, mostrando o seu comprometimento com o futuro do planeta e saúde de todos, clientes e funcionários.