Todo cuidado é pouco na hora de contratar funcionários para o seu posto de gasolina.
Afinal de contas, a sua equipe é tudo!
Por isso, o melhor é sempre escolher com atenção e critério e não deixar margens para erros.
Contratar da forma errada pode comprometer muito a sua rotina.
E para te ajudar nessa difícil missão, hoje você conhecerá erros que não deve cometer na hora de contratar um funcionário.
Acompanhe!
Planejamento também para a hora de contratar
Planejamento é necessário sempre!
Para isso, é necessário visualizar o contexto atual de seu posto de combustível e entender quais são as verdadeiras necessidades do momento.
Antes de contratar, organize a casa. Reveja seus processos, se pode ocorrer mudanças, quantas novas pessoas são necessárias e o que elas irão fazer em seu dia a dia.
Existem opções como optar por um contrato temporário e trabalhos terceirizados. Quem sabe, essa é uma possibilidade de reduzir custos sem deixar a gestão de lado.
Aproveite o momento para reorganizar funções e melhorar sua gestão
É muito importante entender se todos na equipe estão colocados de forma adequada em suas funções.
Nesse momento, o ideal é perceber habilidades e competências e, se for necessário, reorganizar os cargos.
Isso pode trazer incontáveis benefícios a sua gestão e uma enorme economia.
Quais erros não cometer?
Alguns erros podem trazer mais problemas do que soluções na hora de contratar.
Por isso fique de olho nos erros listados abaixo:
Agilizar o processo e fazer tudo com pressa: Agir dessa maneira aumenta consideravelmente as chances de escolhas erradas ou fora do perfil desejado.
Não ter foco: Jamais comece um processo seletivo sem antes entender o que exatamente o posto de combustível precisa.
Isso pode gerar desmotivação e baixo rendimento, e um bom profissional pode acabar sendo utilizado de maneira errada.
Pedir requisitos que não fazem parte do setor ou do trabalho: Entenda, você precisa ter em mente exatamente aquilo que necessita para preencher a vaga de forma adequada.
Ficar exigindo requisitos desnecessário pode acabar atrapalhando o processo seletivo.
Fornecer poucas informações: Quanto mais informações forem fornecidas no anúncio, mais possibilidade de encontrar um funcionário adequado.
Não estar disposto a ouvir seus entrevistados: Lembre-se que essa é a oportunidade de conhecer o candidato, seus valores e se seu perfil se enquadra com a empresa.
Por isso, estar atento a todos os detalhes da entrevista é muito importante.
Pesquise, entenda as necessidades e utilize os recursos corretos para uma contratação eficiente e assertiva!