A segurança em postos de combustíveis é bastante necessária, levando em consideração a natureza dos produtos que este tipo de estabelecimento comercializa.
É de extrema importância que gestores/empreendedores de postos de combustíveis estejam atentos quanto aos cumprimentos das normas que garantem a segurança de seus funcionários e clientes.
Do mesmo modo, deve ser valorizada a segurança no que se refere a estrutura física para proteção contra roubos, furtos, arrombamentos…
Aqui neste post, você vai ficar conhecendo as principais dicas para aumentar a segurança em seu posto de combustível.
Segurança do trabalho
A segurança em postos de combustíveis é regulamentada pela NR 20 do MT que trata da Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis.
Postos de combustíveis estão expostos a riscos de incêndios e de explosões que podem acontecer em função de possíveis falhas de operações ou nos sistemas de abastecimento.
Além disso, existe também a possibilidade das contaminações e das intoxicações, seja pelo contato com produtos com a pele dos colaboradores ou pela inalação.
Por isso, entre as recomendações de segurança do trabalhador em postos de combustíveis estão:
- Fornecer aos frentistas Equipamentos de Proteção Individual (EPI), tais como botas, luvas e macacão.
- Fornecer os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) que incluem, entre outros, kit primeiros socorros, extintores de incêndio e placas sinalizadoras.
Manter os funcionários do seu posto treinados quanto ao cumprimento destas normas, é uma forma de capacitá-los para agir de modo correto em situações de emergência e fundamental para prevenção de acidentes.
Quando você faz uma análise do risco fica mais fácil antecipar, identificar e avaliar as probabilidades de ocorrências e, por consequência, controlá-las ou minimizá-las.
Segurança dos clientes
As medidas de segurança no que se refere aos seus clientes também são recomendadas pela NR 20 e, por isso, seu funcionário também deve ficar alerta e cobrar o cumprimento da mesma por parte do cliente.
- Disponibilizar placas de indicação; “proibido fumar”, “proibido usar celular”…
- Orientar o consumidor a não utilizar isqueiros e nem acender fósforos naquele local, evitar entrar e sair do veículo enquanto estiver sendo abastecido, desligando o carro.
Como boa parte dos clientes não conhece essas normas de segurança para postos de combustíveis, as quais devem ser obedecidas para evitar incêndios e explosões, é responsabilidade do gestor promover meios para tal.
Segurança física
São muitos que se perguntam: como evitar assaltos em um posto de combustível?
A facilidade de entrar e sair nos postos e o volume constante de dinheiro em circulação, incentiva bandidos a planejarem cada vez mais assaltos nestes estabelecimentos.
A solução para isto é você dar enfoque e adotar medidas de prevenção e segurança:
- Tornar obrigatório a retirada do capacete pelos motoqueiros, que normalmente agem em dupla.
- Deixar que os clientes paguem somente no caixa da loja de conveniência.
- Incentivar formas de pagamento como os cartões de crédito e débito e oferecer vantagens em bônus para os que optarem por esta alternativa.
- Instalar cofres.
- Instalar câmeras conectadas a centrais de segurança privada.
- Analisar se realmente é viável o atendimento 24 horas ou se é melhor operar apenas em horário comercial, vez que a maioria dos assaltos em postos de gasolina ocorre a noite.
- Instalar sistema de alarme silencioso ou botão do pânico para que seu time de funcionários possa avisar policiais ou seguranças particulares caso o seu posto sofra algum assalto.
Se você adotar todas essas medidas, certamente é possível garantir mais segurança em seu posto de combustível.
Quando for buscar por equipamentos de segurança para postos de combustíveis, assegure-se de que sejam de qualidade e atendam a particularidade de seu negócio.
E você? Gostou destas dicas? Deixe seu comentário e aproveite para baixar nosso material sobre Fidelização de Clientes em seu Posto de Combustível. É gratuito!