Nos postos de combustíveis os funcionários são as mãos e os pés do negócio, por isso mantê-los satisfeitos é uma tarefa mais do que necessária.
Para você que deseja saber como gerenciar os turnos dos funcionários do seu negócio, a primeira coisa que deve fazer é criar uma tabela que será a forma na qual a empresa irá organizar seu fluxo de trabalho.
É importante que anote quantas horas cada funcionário trabalhou e com base nisso você poderá gerar suas horas de folga.
Seguindo esta dica, com certeza você não só terá um bom relacionamento com sua equipe de trabalho, como também vai garantir um bom rendimento e manterá seus funcionários fiéis e satisfeitos com as suas respectivas funções no trabalho.
Quantos funcionários você precisa no posto de combustível
O número ideal de funcionários para um posto de combustível funcionar varia de acordo com o estabelecimento mas, no geral, os gestores de postos de combustíveis podem fazer esse balanceamento através do número de bombas que utilizam e dos serviços que prestam.
Por exemplo, se o seu posto tem 4 bombas de combustível, uma loja de conveniência e um grande fluxo de clientes durante todos os dias da semana, o ideal para manter uma boa gestão de serviço e também dos funcionários é montar uma equipe com 5 ou 6 funcionários, por turno, tendo sempre o cuidado de gerenciar o período de férias de cada um, para que não haja compatibilidade de períodos e o seu negócio sofra com algum desfalque de pessoal no setor.
Passos para ter um bom relacionamento com seus funcionários
Além de dar um merecido descanso, é necessário que você, gestor, tenha uma proximidade maior com cada trabalhador do seu posto, afinal de contas eles são seres humanos e não máquinas, certo?!
Nesse caso, o primeiro passo é conhecer cada um deles, até mesmo para saber suas opiniões sobre a atividade que desempenham e também o que cada um pode fazer para melhorar o seu desempenho no ambiente de trabalho, bem como qual é o melhor horário para eles trabalharem.
O segundo passo é confiar na sua equipe, pois isso fará com que os funcionários sintam que você se importa com eles e dessa forma terão mais vontade e disponibilidade em colaborar com o seu negócio.
O terceiro passo por sua vez, consiste em ter uma boa relação de respeito e companheirismo. Os resultados dessas medidas são funcionários mais felizes com seu emprego, mais produtividade, eficiência e competência.
Além disso, não esqueça de calcular, de modo equivalente, o período em que cada funcionário deverá cumprir em seu turno de trabalho, para evitar problemas como delegação excessiva de trabalho e insatisfação no setor, por exemplo.
Outra dica importante é oferecer para toda a sua equipe treinamentos e cursos adequados, tanto sobre o segmento quanto sobre segurança, motivação e trabalho em equipe.
Essas mudanças causam um impacto bastante positivo no seu negócio, tendo em vista que os funcionários passaram a exercer suas atividades com mais satisfação e assim o índice de produtividade e faturamento do seu posto aumentará consideravelmente.
Portanto, agora que você já sabe como gerenciar os turnos dos seus funcionários, basta apenas aplicar os passos dados nesse post para garantir funcionários mais satisfeitos e, consequentemente, um negócio mais lucrativo.