A Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo – SEFAZ SP, responsável por fornecer a todos os contribuintes e cooperativas os aplicativos e softwares e aplicativos emissores de NF-e e CT-e do Brasil, anunciou que estes programas serão descontinuados a partir de janeiro de 2017, o que torna impossível o download dos emissores de notas fiscais ou atualizar os emissores já presentes.
Sabendo disso, os contribuintes que são dependentes destes softwares terão de se preparar para não correrem possíveis riscos em suas operações. Mesmo aqueles que já possuem o software, terão de encontrar outra solução cabível á sua cooperativa para evitar possíveis futuros danos de parar com operações ou haver furos nas mesmas.
As empresas e contribuintes que dependem destas operações poderão utilizar os aplicativos e softwares até a validação da atualização das novas regras, que a partir de então, passarão a impedir que o sistema funcione corretamente. Desse modo, é de extrema importância que os usuários busquem uma solução disponível que atenda a todas as necessidades de sua empresa, de modo que trabalhe de modo eficaz na emissão de suas notas fiscais por via eletrônica.
Por que a CT-e está chegando ao fim?
Isso se dá ao fato de que grande parte dos empresários optou utilizar softwares mais completos e integrados, dados que foram apontados por meio de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Fazenda.
O que fazer?
Desde o anúncio da descontinuação dos emissores, a SEFAZ tem alertado para seus contribuintes uma solução cabível a empresa em si. A melhor alternativa disponível é procurar outro emissor. Procure um escritório onde possa te indicar outro sistema de emissão de notas fiscais.
Feito isso, credencie seu novo emissor juntamente com a SEFAZ. Este cadastro não envolve nada muito complexo. Procure um Contador que te explique com exatidão como funciona o processo de credenciamento.
Confira a validade do seu Certificado Digital, pois ele é de extrema importância para a emissão de notas fiscais eletrônicas, sendo assim, você terá a necessidade de migra-lo para o seu novo sistema.
Cadastre as informações de sua empresa em seu novo emissor de notas fiscais, uma vez que para começar a emitir notas fiscais com um novo software, você precisará inserir as informações e dados de sua empresa, tais como CNPJ, Regime Tributário, e outros mais.
Busque um novo emissor de notas fiscais, que seja de uso simples. Pesquise bastante antes de escolher o seu novo emissor, faça comparações se possível, e que não possua limites para emissão de notas.
O ideal é um emissor rápido, que faça o cálculo automaticamente, oferecendo backup das notas fiscais emitidas por um prazo. É importante que este emissor faça cálculos automáticos de impostos e valores, e que ofereça o Certificado Digital para seus assinantes.
O mais importante de tudo na busca por um novo emissor é verificar se ele atende as necessidades de sua empresa.