Todo empreendedor está ciente de que existem vários benefícios em se fazer uma boa gestão financeira do negócio. Ela ajuda a entender qual é a real saúde do empreendimento, além de ajudar na redução de gastos e na criação de estratégias mais econômicas, no planejamento de um crescimento sustentável e na ampliação dos lucros.
Elencamos 5 dicas para aperfeiçoar a sua gestão financeira. Confira:
1 – Realize um fluxo de caixa controlado
O fluxo de caixa é uma das principais rotinas gerenciais que o gestor deve fazer desde o princípio do funcionamento do posto.
Com ele, é possível saber exatamente a quantia que entra e a quantia que sai da empresa, a fim de ter informações sobre seus lucros, se poderá realizar promoções ou quando poderá reinvestir em outras áreas do negócio.
2 – Não misture dinheiro pessoal com dinheiro da empresa
Os dois fluxo precisam ser diferentes e jamais deve-se misturá-los. Quando os dois fluxos de capital estão misturados, o gestor pode criar uma confusão na hora de realizar a contabilidade da empresa e na hora de separar os tributos reais a pagar, não vendo direito se o negócio está dando lucro ou prejuízo.
3 – Tenha um planejamento financeiro
Quando colocar todas as contas a pagar e a receber em sintonia, o gestor terá um equilíbrio financeiro. Entretanto, isso deve ser feito com boa antecedência, estudando os recebimentos e os pagamentos e como eles operam no fluxo de caixa da empresa, seus valores e as datas.
Essa medida evitará a ansiedade ou escassez de recursos na hora de cobrir as obrigações do posto.
4 – Use ferramentas de controle
A principal recomendação é a de que o gestor use softwares de gestão. Eles facilitam o controle e o lançamento correto de informações no fluxo de caixa. Dessa maneira, o tempo de monitoramento será diminuído, além de exigir menos esforço ao gestor e a sua equipe para controlar os fluxos financeiros.
Com esse tipo de sistema, será possível ter muito mais confiança nos dados sobre entradas e saídas de produtos na organização. Isso será importante para ter uma noção do volume tanto de combustível adquirido e estocado, quanto de itens de uma eventual loja de conveniência ou venda de artigos e peças automotivas no local que porventura possa existir.
5 – Organize os seus documentos importantes e fiscais
As notas ficais devem estar sempre bem arquivadas, em local específico para elas e para o armazenamento. Isso será útil, não só na hora da fiscalização do governo, mas também caso você precise reexaminar alguns dados contábeis.