A crise fez com que os segmentos relacionados a lojas de conveniências fosse um dos mais afetados. Os grandes abalos na ecomimia fizeram os consumidores de todos os segmentos ficarem mais cautelosos, conscientes e atentos aos preços. Conquistá-los está cada vez mais difícil. O resultado disso foi o crescimento competitivo entre as lojas.
Com esse foco, construímos uma lista com 5 dicas que poderão transformar a sua loja de conveniência em uma das principais lojas do ramo, além de transformá-la no maior chamariz do seu posto, aumentando, assim, o rendimento para o seu posto de combustíveis.
Confira:
1. Invista em atendimento qualificado
Um atendimento qualificado faz seus clientes se sentirem em casa quando chegarem no seu estabelecimento. Ele – o atendimento – configura o principal fator para manter um cliente, uma empresa sólida e lucratividade.
Como conseguir isso?
evite a demora no atendimento ao cliente;
estimule a cortesia dos funcionários;
vise sempre o bom relacionamento com o cliente;
siga um protocolo organizacional que vá da limpeza à disposição dos produtos nas prateleiras.
Formas simples como essas, aumentam a credibilidade da empresa na visão dos consumidores, garantindo, assim, a confiança dos mesmos.
2. Ofereça Wi-Fi, gratuitamente
Uma vez que o mundo moderno gira em torno da internet e todas as possibilidades que elas possam trazer até todos nós, esta se torna uma dica indispensável.
Com ele, podemos simplificar várias tarefas do dia a dia como fazer o pagamento de uma conta, uma transferência bancária e, o mais comum, acessar suas redes sociais. Portanto, disponibilizar uma rede WI-FI gratuitamente facilitará a vida das pessoas que consomem no seu estabelecimento.
3. Preocupe-se com o conforto dos seus clientes
Muitas vezes, quando os veículos param em seu estabelecimento eles necessitam de um procedimento de manutenção e/ou reparo. Procedimentos assim, demandam tempo. Vale disponibilizar um local para descanso, leitura e afins, para que a espera não se torne tão cansativa.
Outra dica é ofertar aos clientes um “espaço pet”, assim, os dogs que estiverem acompanhando o cliente poderão ficar mais confortáveis e os clientes mais tranquilos enquanto esperar.
4. Programas de fidelização
Não basta fazer a atração desses consumidores para o seu estabelecimento. É preciso, também, fidelizá-los.
Como posso fazer isso?
Uma dica para fazer isso é criar um programa de fidelização, com um cadastro e associando-o a um programa de pontos que seja capaz de unir o posto de combustível e a loja de conveniência. Dessa maneira, cada vez que o consumidor abastecer, um número X de pontos será computado a conta dele. Uma medida assim, permite a troca de pontos por brindes, serviços e se for o caso do seu estabelecimento, produtos dispostos na loja de conveniência.
5. Tenha uma variedade de produtos para oferecer
É importante ter um pouco de tudo para ofertar na sua loja. Uma ampla gama de produtos podem facilitar na hora de variar os preços praticados e, ainda, podem contemplar diversas faixas etárias e diferentes estilos de vida.
A loja de conveniência se tornou, nos últimos tempos, muito mais do que só “uma paradinha no posto”. Hoje, ela é vista como ponto de necessidade no meio da noite, caso seu posto tenha atendimento 24Hrs, ou, ainda, um local para atender o consumidor quando ocorre alguma emergência.
Pense bem e invista sem medo nessas pequenas atitudes que citamos acima. Elas podem repercutir em uma grande prosperidade de sucesso para o seu estabelecimento.